top of page

Vingança

Carregamos um passado cheio de atrocidades cometidas pela nossa ignorância e continuamos fazendo coisas absurdas impulsionados pela necessidade de vingança.


O sentimento de vingança sempre vai gerar mais e mais ódio, dor, sofrimento e mais sentimento de vingança. Definitivamente não é por este caminho que nos tornaremos humanos de verdade. O sentimento de vingança é capaz de sustentar o ódio e massacrar populações por centenas de anos. Devemos nos envergonhar deste sentimento. E cada vez que o sentirmos devemos buscar extirpá-lo de nós.


Falo na primeira pessoa do plural porque estamos todos conectados, porque acredito e sei que “somos um”. Precisamos banir em cada um de nós todo impulso gerador de ódio, pois é essa energia que sustenta os conflitos e as guerras.


Precisamos sentir a dor da vergonha pela nossa ignorância que tantas vezes é expressa através de ações preconceituosas, olhares maldosos, julgamentos, sentimentos de superioridade etc. Tudo isso nos mostra a inconsciência da Unidade.

O mal que faço ao outro, é a mim mesmo que estou fazendo.


Não, não temos como pagar a conta das atrocidades que já cometemos, mas podemos nos envergonhar, nos desculpar de verdade, sentindo a dor de quem foi tão machucado, e podemos também prometer a nós mesmos não machucar outra vez.

Não, não podemos mais ser prisioneiros da vingança buscando “ajustar as contas”, pagar com a mesma moeda, viver o olho por olho e dente por dente. Definitivamente não é por aí.


Temos tanto a fazer, mas tanto!!!!

Liberando a energia do ódio em nós, um espaço enorme se abrirá no nosso “campo” e poderemos ocupa-lo com sentimentos elevados, sentimentos humanos. Imbuídos destes sentimentos somos capazes de realizar muita coisa bonita! E aí sim sentiremos orgulho de sermos humanos. Que possamos abrir espaço para amar incondicionalmente e para reconhecer a nossa unidade, a nossa irmandade, a nossa família humana. Este é o único ensinamento dos grandes Mestres.




Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page